domingo, 22 de janeiro de 2012

DENSHOS (Textos Clássicos do Ninjutsu)

Ninpiden / Bansenshukai / Shoninki

O Ninjutsu, ao longo da história japonesa, sempre foi praticado secretamente. Cada Clã possuía um estilo próprio e fechado, onde seus ensinamentos eram transmitidos ao longo das gerações por Densho (pergaminho secreto onde eram registradas todas as técnicas do Clã) ou Kuden (transmissão verbal). Atualmente existem três importantes Denshos disponíveis ao público: Ninpiden, Bansenshukai e Shoninki, todos escritos no Período Edo (1603-1868). Nesses Denshos constam informações históricas, discussões da essência do Ninjutsu, algumas armas específicas, técnicas de espionagem e vários outros assuntos. Entretanto, não existem descrições de técnicas de combate desarmado.
O Período Edo iniciou-se em 1603 quando um novo homem, Ieyasu Tokugawa, tornou-se Shogun de Edo (antigo nome de Tókio). A época ficou marcada por uma sociedade japonesa rigidamente dividida em quatro classes: samurais, camponeses, artesões e comerciantes. Aos membros dessas classes, não era permitida a troca de status social. O duro sistema de administração dos samurais adquiriu notável desenvolvimento e eficiência, e marcou o auge do feudalismo japonês. Ieyasu distribuiu os feudos obtidos na unificação entre os seus mais fiéis vassalos. Entretanto, os novos Daimyo passaram a ser atrelados ao governo central. Durante esse Período, os ninjas foram usados em espionagens e assassinatos de Senhores Feudais pelo próprio Xogun. Depois de um tempo se transformaram na polícia secreta e na rede de espiões. Esse novo sistema manteve o poder nas mãos dos Tokugawa por mais de 250 anos, em um período bem mais tranqüilo que os anteriores (sem mais guerras interfeudais), que ficou conhecido também por "A Idade da Paz Ininterrupta".


Ninpiden

Em 1653 Hanzo Hattori escreveu o primeiro destes três Denshos, o Ninpiden, "Ensinamentos Secretos do Ninjutsu". O Clã de Hattori pertencia à região de Iga e não era considerado um Clã Watari Ninja (Ninjas mercenários) e sim fiéis a Tokugawa. O Primeiro Hanzo Hattori, considerado o mais famoso ninja da História, possivelmente não foi o mesmo que escreveu o Ninpiden, pois, segundo relatos históricos, ele faleceu em 1596 e, após sua morte, muitos de seus descendentes também adotaram o nome de Hanzo Hattori. Acredita-se até que diversos feitos da lenda Hanzo Hattori tenham sido, na verdade, desempenhados por seus sucessores e erroneamente transmitidos entre as gerações como de um único Hanzo Hattori. Em todo caso, esse Densho é composto por 4 volumes, onde são descritos alguns ensinamentos de Ninjutsu, dando ênfase a parte de construção de armas e equipamentos. 

Bansenshukai

O Bansenshukai , cuja tradução literal significa "10.000 rios que chegam ao mar", é um Densho de Ninjutsu escrito em 10 volumes. O material foi compilado por Yasutake Fujibayashi no quarto ano de Eno (1676) e discorre sobre filosofia, táticas e estratégias militares, astrologia e armas, as quais são relacionadas especificamente com o Ninjutsu.

Ainda que, ao longo da leitura, se possa perceber que o autor tenha sido influenciado por pensamentos chineses e que indica conexões com as tradições militares daquela nação, o material foi apresentado como o que de melhor e mais moderno havia sobre os conhecimentos de Ninjutsu até então - o que é sugerido pelo próprio nome Bansenshukai.
Apesar do Clã Fujibayashi ter sido uma das mais conhecidas famílias e oriunda da região de Iga, historiadores creditam o Bansenshukai como um Densho tanto do Ninjutsu de Iga quanto de Koga. Esse Clã, mesmo pertencendo a região de Iga, vivia muito próximo a região de Koga e praticava um estilo de Ninjutsu diferente, se comparado com os dos Momochi e Hattori - tidos como a coluna vertebral do Ninjutsu de Iga.
Contudo, o mais importante é que atualmente ainda existem algumas transcrições ou cópias desse Densho. Entre elas destacam-se a de Ohara Kazuma, de Hachizaemon Agano, a de Morichiro Oki e uma outra, em condições excelentes, pertencente ao Governo Japonês, levada a Edo aproximadamente em abril do primeiro ano da era Kansei (1789), depois de percorrer templos e santuários budistas e ser apresentada ao magistrado Matsudaira. Ainda que a família de Ohara Kazuma possua uma destas transcrições, a mesma se encontra em um estado lastimável, devido ao ataque de fungos e insetos. Recentemente foi descoberta uma outra cópia em melhores condições.
Embora a versão original não seja mais publicada, alguns historiadores consideram que a nova edição seja mais fácil de ler e entender, pois está adaptada a linguagem moderna. Os "10.000 rios chegam ao mar" segue uma estrutura ordenada, com um enfoque científico e outro ético onde se dá importância ao "espírito valoroso". Contudo, deve-se entender que esses ensinamentos não são de interesse para maioria das pessoas, isso porque além dos rígidos treinamentos e habilidades necessários, é uma literatura pouco atraente para quem não se interessa por Ninjutsu.


Shoninki

O Shoninki, texto clássico do Kishu-ryu Ninjutsu, o qual significa algo como "Narrativa sobre a realidade do Ninjutsu", foi escrito em 1682 por Natori Mazazumi e constutui-se de três volumes. Esse estilo foi criado por guerreiros da região de Iga que escaparam do extermínio na batalha de Iga no Ran. Entretanto, apesar dos fatos históricos demonstrarem o Kishu-ryu como uma ramificação do Iga-ryu, existem diferenças fundamentais entre essas duas escolas. Em todo caso, o texto cobre somente tópicos relativos à estratégia de espionagem e não de técnicas especificas de luta. Apesar de não ser muito longo, ele reflete certos pensamentos do Ninjutsu, os quais são muito interessantes para qualquer um que queira aprender mais do que simples técnicas.

Nota:
É importante ter em mente que esses três Denshos foram escritos para um seleto grupo da época, e sem comentários e interpretações de texto, muito poderia ser perdido. Portanto, os comentários seguem as traduções em cada página. Além do mais, nesse primeiro trabalho não pretendo esgotar todos os seus conteúdos, e sim mostrar ao leitor alguns assuntos interessantes, com o objetivo de revelar o aspecto estratégico do Guerreiro Shinobi - o mais importante em suas operações no campo de batalha.

1 comentários:

Unknown disse...

Onde consigo livros sobre ninjutsu ?

Postar um comentário