sexta-feira, 18 de junho de 2010

ONMYOUDOU

--> -->

As cidades do Japão foram construídas sobre Pentagramas

-->

       Olá Preciosos Discípulos,

"Onmyoudou é um sistema japonês que mistura ciência e ocultismo. Literalmente, significa “o caminho do yin e do yang” e baseia-se principalmente na Teoria dos Cinco Elementos do Tao. Os cinco elementos correspondem a fases de energia, e possuem um ciclo construtivo, nos quais todos estão em harmonia, e um ciclo negativo, em que os elementos estão em desarmonia. O ciclo construtivo é representado pelo círculo e o destrutivo pelos traços que formam a estrela. Por isso, o símbolo nos onmyouji, os praticantes do onmyoudou, é um pentagrama, pois representa os cinco elementos em todas as suas relações.
E os Japoneses levam muito a sério estes ciclos! A ponto de construir suas cidades, separadas por quilometros de distância, seguindo estes cálculos.

Em japonês, a palavra “kekkai” significa “barreira espiritual”. É uma barreira de proteção astral, podendo ser comparada ao Ritual Menor do Pentagrama na tradição ocidental. As kekkai podem ter diversas formas, existindo cinco tipos básicos que variam conforme o objetivo de quem quer erguer a barreira. A kekkai mais comum é o pentágono, o espaço formado entre os cinco elementos.
 
--> 
A imagem acima mostra uma kekkai criada no perímetro de um mausoléu de um santuário na cidade de Tokushima, Japão
-->
Feng Shui e a construção de cidades
Feng Shui é um termo de origem chinesa, cuja tradução literal é vento e água. Sua pronúncia correta em mandarim é “fon xuei”. Os mesmos ideogramas são utilizados em outros países da Ásia com um sentido semelhante: no Japão (fūsui), Coreia (pung-su) e Vietnam (phong-thủy).
Feng Shui, vem da pronúncia americanizada, expressa o barulho do vento e da água, é onomatopeico: “fon suei”.
Segundo esta corrente de pensamento, estabelecendo uma relação yin/yang, os ideogramas Feng e Shui (respectivamente Vento – yang – e Água – yin -) representariam o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas que estão presentes em um espaço e redirecionam as negativas de modo a beneficiar seus usuários.
A origem da expressão “Feng Shui” está no Zang Shu (O Livro dos Enterros) escrito pelo Mestre Guo Pu (276-324 d.C). O termo é citado na seguinte sentença:
O Qi é disperso pelo vento (feng) e acolhido pela água (shui).
O Feng Shui é uma corrente de pensamento analítico com tradição de mais de 4000 anos. Os mestres chineses que o estruturaram perceberam que cada área natural, terreno ou edificação é dotada de sua própria vibração influenciada pela presença do Ch’i (chamada em chinês de qi ou Chi) e estaria sujeita às várias influências do ambiente que a circunda.
Constatando que certos tipos de vibrações presentes no ambiente e em seu entorno podem agir de modo benéfico para o corpo e a mente, enquanto que outros tipos tendem a ser prejudiciais, compreenderam a importância de estudar como situar as edificações, móveis e objetos da maneira mais adequada para favorecer seus usuários.
Quando as pessoas buscam este equilíbrio com as forças benéficas da Natureza, podem gozar de saúde, boa sorte e prosperidade. Quando as ignoram e se alinham com influências nocivas, podem experimentar dificuldades e obstáculos que podem se expressar como doenças, má sorte ou indisposição.
Os mestres taoístas que desenvolveram esta arte, não utilizavam-na isoladamente: consideravam-na mais um instrumento de equilíbrio a ser utilizado em conjunto com outras práticas articuladas à Medicina tradicional chinesa, como a acupuntura, a meditação, e o Tai Chi Chuan.
O Kekkai e o Planejamento Urbano
Os onmyouji eram responsáveis pela proteção das cidades contra espíritos malignos e também determinavam qual era o melhor lugar para se construir os prédios a partir da leitura das energias do local. Em outras palavras, eles utilizavam o feng shui direto no planejamento urbano. Por isso, a maioria das cidades do Japão, inclusive as pequenas, têm seus principais edifícios, templos e montanhas, que são consideradas sagradas, nos vértices ou no exato interior de um pentagrama, que por sua vez irá criar a kekkai para proteção.
Na imagem que ilustra a abertura deste post, Um pentágono regular une o Santuário de Ise (Ise Jingu), o Grande Templo de Kumano Hongu, o monte Ibuki, o Santuário de Isanagi em Awaji, e o antigo Santuário de Ise (linhas roxas). Estes santuários foram construídos no século X, e a lenda diz que suas localizações foram ditadas pelos espíritos dos monges ancestrais. Deixo para vocês responderem como monges usando a tecnologia de 1.000 anos atrás conseguiram guiar os construtores para que eles construíssem estes santuários exatamente nas pontas de um PENTAGRAMA REGULAR com 110km de raio sem googlemaps (para vocês terem uma idéia, 100km é a distância entre São Paulo e Campinas).


-->

 O quadrado amarelo no detalhe, que corresponde ao pentágono verde no mapa maior, refere-se ao castelo de Maruoka, construído em 1576 na cidade de mesmo nome, no distrito de Fukui.
As lendas contam que, toda vez que o inimigo se aproximava, um misterioso nevoeiro surgia, encobrindo a construção.


-->
As imagens acima são do Círculo de Pedra de Oyu, na cidade de Kazuno. Estes círculos de pedra (existem diversos deles no Japão, falarei sobre isso em outros posts) foram datados como tendo 4.000 anos de idade. Incrível como esses humanos têm as mesmas idéias e usam as mesmas formas para as mesmas funções magísticas em lugares e culturas tão distantes quanto a Inglaterra e o Japão."


1 comentários:

Unknown disse...

https://store.steampowered.com/app/1351840/Onmyoudou__Arcade_Edition/

Postar um comentário